Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tarefa 4 – As redes sociais: mensagem online ou conversa ao vivo? Os prós e os contras desses dois tipos de comunicação.









          Essa é a quarta tarefa do Desafio do Conhecimento! E dessa vez, tiraremos conclusões esclarecedoras sobre as REDES SOCIAIS! Afinal, elas vieram para aproximar ou afastar as pessoas?  Nós Descobridores, apontaremos os prós e contras do meio de comunicação mais rápido da atualidade, que facilitou muito a vida do ser humano. Neste post você encontrará também, uma entrevista exclusiva com o professor de sociologia João Paulo Ocke. E para dar inicio a esse assunto que engloba tantas opiniões, senta que lá vem história!




          As redes sociais são, basicamente, estruturas compostas por pessoas com opiniões e interesses em comum. O surgimento das redes sociais na internet deu-se após a empresa AOL (América On Line), em 1997, introduzir o sistema de mensagens instantâneas, os chamados e-mails que são utilizados até hoje.  Após isso, em 2003, surgiu uma nova era nas redes sociais, onde sites como MySpace, LinkedIn e Friendster foram criados. Eram sites que possibilitavam ao usuário, a criação de um perfil onde ele poderia compartilhar informações com outros perfis, como músicas e fotos. 
     Um grande exemplo do mais novo e atraente meio de comunicação da atualidade é o Facebook. Mark Zuckerberg, fundador do site, tinha o intuito de criar uma rede de interação via internet, apenas para os estudantes da Universidade de Harvard, onde ele estudou. No entanto, a rede fez tanto sucesso entre os alunos, que outras universidades se interessaram e passaram a utilizar. Hoje a rede social criada em 2004 ultrapassa 700 milhões de usuários, e é a mais acessada no mundo. Mas não pára por aí! Em 2006, surge o Twitter, site criado em forma de microblog, que permite que as pessoas enviem mensagens curtas – os chamados tweets – para seus seguidores, em tempo real. Em pouco tempo, o twitter se tornou um dos mais populares do mundo, e atualmente está em terceiro lugar nos mais acessados mundialmente.


        Existe uma série de outras redes sociais, e atualmente, 70% da população que utiliza a internet, faz parte de alguma delas. E isso dá inicio à grande questão a ser discutida:






          Há uma grande divergência de opiniões a respeito das redes sociais e sua influência na sociedade. Muitos defendem a opinião de que a comunicação virtual acaba ‘acovardando’ as pessoas, deixando-as menos capazes de fazer amizades na vida real. Porém, há quem diga que sites como Facebook e Twitter facilitam muito o relacionamento entre pessoas que podem desenvolver uma amizade que ultrapasse os limites virtuais. Para que você tire suas próprias conclusões, apontamos os prós e contras dos dois tipos de comunicação:

--| PRÓS
         
         Vamos à opinião da psicanalista Regina Navarro e do professor Alexandre Campos  em entrevista para o jornal Globo News:




          Aqui vão alguns quesitos que favorecem o uso das redes sociais:


  • O grande número de pessoas utilizando as redes sociais facilita o reencontro com amigos de infância e o contato com pessoas que você não via há tempos;
  • Facilita a aproximação com pessoas de outros países ou de muito longe. Para alunos que viajam para intercâmbio, por exemplo, facilita o contato com os seus familiares. Redes como Messenger e Skype, proporcionam mais tempo de conversa, pelo fato de ser um serviço gratuito;   
  • Promove discussões com pessoas que compartilham a mesma opinião;
  • As redes sociais são gratuitas, gerando a diminuição de gastos com telefone, por exemplo;

--| CONTRAS

          Esta é uma parte do documentário realizado pelos alunos da Universidade Unigranrio sobre pessoas que se isolam e vivem em função das redes sociais:





          Na sequência, temos fatores negativos quanto ao uso das redes sociais:

  • Perde-se a maioria dos sentidos, pois na comunicação via internet utiliza-se apenas a visão e a audição;
  • Facilita a ação de pessoas de má índole, ao criar um perfil falso – os chamados fakes – essas pessoas mal-intencionadas se passam por outras nas redes sociais para conseguir dados e cometer alguma atividade ilícita, desde a invasão a perfis, até casos de pedofilia;
  • As relações humanas são prejudicadas pela internet, fazendo com que essa relação seja superficial, pois muitos dos traços humanos estão presentes nas feições, e gestos, tais quais não são identificadas virtualmente;               
  • Há um excesso de informações nas redes sociais, o que faz com que o usuário perca muito tempo filtrando o que realmente tem relevância.

--| OPINIÃO PROFISSIONAL

          Em entrevista para nossa equipe, o professor do ensino médio e sociólogo João Paulo Ocke deu a sua opinião a respeito do uso das redes sociais na atualidade, confira:



Descobridores e Prof.º João Paulo Ocke.


--| OPINIÃO DOS DESCOBRIDORES
               
          Por fazer parte da nossa geração, esse foi o assunto que mais gerou discussão entre os membros da equipe. Porém, todos nós seguimos a mesma linha de pensamento. O uso das redes sociais foi de grande importância para o avanço da comunicação. Todavia, não há o que substitua o bom e velho ‘calor humano’. Uma das principais características que definem o ser humano é a linguagem corporal. As expressões faciais, o movimento das mãos e o tom de voz ao falar, fazem com que a pessoa tenha maior noção da personalidade da  outra com quem ela dialoga. O tempo perdido nas redes sociais é outro adendo que dá vantagem às relações interpessoais, pois até encontrar uma informação relevante, o usuário passa horas a esmo, lendo o que não lhe interessa - o que não acontece em uma discussão ao vivo, e como sabemos tudo em demasia é prejudicial. Então, acreditamos que por mais que as redes sociais facilitem nossas vidas, elas não devem substituir o contato real. Afinal de contas, a internet não fará você rir e se divertir tanto quanto se estivesse em uma roda de amigos.  
                

          Enfim, deixamos a nossa dica: não perca um dia de sol e de diversão com os amigos, para ficar na internet. Use-a como um complemento, mas não como forma principal de se relacionar.




--| DICAS E CURIOSIDADES 



       Gráfico comparativo entre as principais redes sociais:



Fonte: Google Trends 

          Como de praxe, não deixe de expressar a sua opinião nos comentários!

          Um abraço a todos!

   fontes: WikipediaCinformTurma 7EYoutube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário